IBM CLOUD PAK FOR DATA

O IBM Cloud Pak® for Data é uma plataforma de dados e inteligência artificial totalmente integrada, que moderniza a forma como as empresas coletam, organizam, analisam e disseminam os dados. Construída nativamente para um ambiente em Cloud, a plataforma unifica os principais serviços do ciclo de vida analítico, desde o gerenciamento de dados, DataOps, governança, Analytics até a IA automatizada.

img-pak-001.png

Desenvolvida sobre a plataforma de orquestração de multicloud OpenShift®, o IBM Cloud Pak for Data aproveita toda otimização de serviços baseados em containers e gerenciamento centralizado de recursos de infraestrutura. A solução oferece suporte total a ambientes multicloud, como Amazon Web Services (AWS), Azure, Google Cloud, IBM Cloud®, além de possibilitar a implantação de nuvem privada.

img-pak-002.png

O IBM Cloud Pak for Data (CP4D) permite que se conecte aos dados, controle-os, encontre-os e use-os para análise. O Cloud Pak for Data também permite que todos os usuários de dados colaborem a partir de uma interface única e unificada, oferecendo suporte a muitos serviços projetados para funcionarem juntos. O Cloud Pak for Data estimula a produtividade, permitindo que os usuários encontrem dados existentes ou solicitem acesso aos dados. Com ferramentas modernas que facilitam a análise e removem barreiras à colaboração, os usuários podem gastar menos tempo localizando dados e mais tempo usando-os de forma eficaz.

img-pak-003.png

Ferramenta modular

 

A plataforma é dividida em módulos e a base é constituída sobre o Cloud Pak for Data Control Plane. O Control Plane fornece uma interface de linha de comando, uma interface de administração, um catálogo de serviços e a experiência central do usuário, permitindo a coordenação e interação dos serviços que foram habilitados.

img-pak-004.png

Serviços comuns e integrados

 

Vários serviços Cloud Pak for Data requerem recursos e interfaces semelhantes. Para agilizar a plataforma, esses recursos são fornecidos pelos serviços básicos comuns Cloud Pak for Data. Esses serviços são instalados uma vez por projeto e podem ser usados ​​por qualquer serviço que requeira um ou mais recursos.Os serviços básicos comuns fornecem conexões de fonte de dados, gerenciamento de deployment, gerenciamento de trabalho, central de notificações, projetos e pesquisa.

img-pak-005.png

Dados integrados e serviços de IA (Inteligência Artificial)

O CP4D possui uma gama de serviços, que podem ser habilitados na medida da necessidade de negócio da empresa. Estes serviços ficam dispostos no catálogo de serviços e inclui ofertas IBM e de fornecedores terceiros. O catálogo contém os seguintes tipos de serviços principais:

  • AI

  • Analytics

  • Dashboards

  • Data governance

  • Fontes de dados

  • Ferramentas de desenvolvimento

  • Industry solutions

  • Armazenamento

img-pak-006.png

Por exemplo, se há necessidade com governança de dados e ciência de dados, basta adquirir e instalar serviços de IA, serviços analíticos, serviços de governança de dados e ferramentas de desenvolvimento para oferecer suporte a desenvolvedores e cientistas de dados. Além disso, se houver necessidade de implementar um banco de dados integrado para armazenar os ativos de ciência de dados, basta escolher dentre os serviços disponíveis no Cloud Pak for Data.

 



GOVERNANÇA DE DADOS EM CONTEXTO


IBM Cloud Pak for Data e Watson Knowledge Catalog
O Watson Knowledge Catalog (WKC) fornece uma plataforma de gerenciamento de catálogo corporativo segura, que é suportada por uma estrutura de governança de dados. Um catálogo conecta pessoas, dados, conhecimentos e uma estrutura de governança de dados garante que o acesso e a qualidade dos dados estejam em conformidade com as regras e padrões de negócio. O WKC fornece controle refinado de quais usuários podem executar quais tarefas, por meio de uma combinação de roles.
A estrutura de controle de dados é composta de artefatos de controle que enriquecem os ativos de dados e protegem os dados confidenciais de acessos não autorizados. Os artefatos de governança são organizados em categorias e sujeitos a um workflow de trabalho. Administradores de dados e analistas de qualidade de dados têm as funções necessárias podem criar artefatos de controle, importar artefatos de arquivos ou importar artefatos provenientes de serviços aceleradores.

img-pak-007.png

O IBM Watson Knowledge Catalog (WKC) fornece todas as capacidades para catalogar os sistemas corporativos e para realizar atividades de Data Discovery de dados pessoais nos sistemas, utilizando expressões regulares prontas e customizadas, criando relatórios e indicadores para projetos de ciência de dados e gestão de risco, com objetivo da manutenção da melhoria contínua do programa de conformidade com a LGPD.

Cientistas de dados e analistas de negócios podem copiar ativos de catálogo em projetos analíticos para analisar dados e construir modelos. Eles também podem publicar dados e ativos analíticos em qualquer catálogo.

img-pak-008.png

GOSTOU DESSE SOFTWARE?

O Time de Especialistas da MD2 está pronto para ajudar você na escolha das mais adequadas e melhores ferramentas para que a sua empresa se destaque no mercado.