A solução MDM da MD2 oferece mecanismos de coleta, organização, enriquecimento, unificação de dados de clientes (Visão 360º do cliente) e produtos e distribuição para outras aplicações estratégicas como CRM, BI, BA, Machine Learning, Chatbots, Automação de campanha, SAC, etc, ou até mesmo retroalimentação de sistemas operacionais e táticos. Os dados podem estar distribuidos em diferentes plataformas e silos de dados e podem apresentar diferentes tipos e formatos. A MD2 é lider nacional em implantações de solução de Master Data Management.
A solução MDM da MD2 oferece mecanismos de coleta, organização, enriquecimento, unificação de dados de clientes (Visão 360º do cliente) e produtos e distribuição para outras aplicações estratégicas como CRM, BI, BA, Machine Learning, Chatbots, Automação de campanha, SAC, etc, ou até mesmo retroalimentação de sistemas operacionais e táticos. Os dados podem estar distribuidos em diferentes plataformas e silos de dados e podem apresentar diferentes tipos e formatos. A MD2 é lider nacional em implantações de solução de Master Data Management.
O Time de Especialistas da MD2 está pronto para ajudar você na escolha das mais adequadas e melhores ferramentas para que a sua empresa se destaque no mercado.
O Time de Especialistas da MD2 está pronto para ajudar você na escolha das mais adequadas e melhores ferramentas para que a sua empresa se destaque no mercado.
09 de Janeiro 2023
Governança de dados e trade offs
Por Marcio Guerra
Integridade, consistência, qualidade, desempenho… trade offs interessantes que merecem atenção. Trade-off entre confidencialidade, disponibilidade e integridade de informações em sistemas.
A confidencialidade se refere à proteção de informações sensíveis contra acesso não autorizado, enquanto a disponibilidade se refere à capacidade de um sistema estar acessível e funcionando corretamente para os usuários. A integridade se refere à precisão e consistência das informações armazenadas e transmitidas por um sistema.
Possivelmente, medidas mais fortes de proteção da confidencialidade afetam a disponibilidade para uso, pois podem tornar mais difícil o acesso. Por exemplo, se um sistema de segurança de informação usa criptografia de dados para proteger informações confidenciais, isso pode exigir que os usuários forneçam credenciais especiais para acessar essas informações, o que pode afetar a facilidade de acesso.
Da mesma forma, medidas mais fortes de disponibilidade podem afetar a confidencialidade. Por exemplo, se um sistema de banco de dados usa replicação de dados para garantir alta disponibilidade, isso pode exigir que os dados sejam replicados em múltiplos servidores ou em nuvem, o que pode aumentar o risco de acesso não autorizado às informações.
Portanto, é importante avaliar cuidadosamente o trade-off entre confidencialidade, disponibilidade e integridade de informações ao projetar e gerenciar sistemas de informação, para garantir que os níveis adequados de proteção sejam implementados de acordo com as necessidades da organização.
E o trade off ACID?
As propriedades Acid são um conjunto de características de uma transação em banco de dados que garantem a integridade e a consistência das informações armazenadas. São usadas para que as operações de sejam executadas de maneira consistente e precisa.
A implementação das propriedades Acid pode ter um impacto na performance de um sistema porque podem exigir mais tempo e recursos computacionais. Por exemplo, a propriedade Atomicidade exige que uma transação seja executada completamente ou completamente revertida, o que pode exigir mais tempo e recursos do banco de dados para garantir que a transação seja concluída de maneira consistente. Além disso, a propriedade Isolamento exige que as transações sejam executadas de maneira a não interferir umas nas outras, o que pode exigir mais tempo e recursos do banco de dados para gerenciar essas operações de maneira consistente.
É bom notar que essa relação da performance pode ser minimizada com uso de técnicas de otimização de banco de dados, como indexação, particionamento de tabelas e otimização de consultas. Às vezes, desempenho é um preço a ser pago pela integridade e a consistência.
Métodos, boas práticas, atenção aos princípios e tecnologias de suporte podem nos ajudar a decidir por uma receita de sucesso.
Marcio Guerra
Diretor de Marketing e Inovação MD2