A MD2 possui extensa experiência em projetos de integração de bases de diversos domínios como clientes e produtos, culminando em uma plataforma de dados única (gerenciamento de dados mestres) e projetos de integração/análise de dados em corporações de grande expressão no mercado nacional e internacional. Detemos um portfólio considerável de projetos entregues com sucesso neste segmento e o reconhecimento de nossos clientes e o fabricante IBM nos coloca em uma posição de destaque no mercado de TI brasileiro.

 

MDM possui um contexto profundo, de reengenharia de dados, envolvendo requisitos como ampla conectividade com variadas fontes de dados, alta performance utilizando processamento paralelo massivo para tratamento de dezenas de milhões de registros), modelo de dados multicamadas para garantir a governança completa em todas as etapas de processamento envolvendo a coleta de dados, os processos crítica e saneamento de dados para aplicar as rotinas de tratamento da qualidade e retenção para curadoria e principalmente os mecanismos de resolução de identidade maduros para promover a unificação de cadastros em nível corporativo de forma segura e confiável, mantendo rastreabilidade com suas respectivas origens.  

 

Uma solução de MDM exige sofisticados e maduros algoritmos de correlacionamento de registros de pessoas, que levam investimentos relevantes para serem estruturados (com base na experiência de implantação desses algoritmos para diferentes segmentos de indústria e envolvendo uma gama de perfis de pessoas tratadas para geração desse hub de dados)  e que precisam estar em constante evolução.

Denominam-se Dados Mestre as informações sensíveis, compartilhadas em vários processos de negócio. São eles que promovem o contexto para as transações e as operações do dia a dia da empresa, normalmente informações de pessoas (clientes, fornecedores, prospects, funcionários, colaboradores), produtos e serviços.

As grandes organizações possuem em sua operação vários sistemas normalmente especializados em funções específicas que promovem entradas e manutenções de cadastros de pessoas (clientes, prospects, pacientes, parceiros, fornecedores) e coisas (produtos e serviços). Estes cadastros concebidos para funções específicas acabam diluindo a visão sobre esses ativos de informação, limitando ou dificultando uma visão corporativa destas informações. Esta situação gera retrabalho, limita uma comunicação efetiva com pessoas e a identificação de produtos e serviços.


Perguntas simples como “qual a quantidade de clientes que temos”, recebe diferentes respostas, pois o Marketing tem uma visão, Operações outra visão e Vendas outra visão. A criação de uma visão unificada de pessoas, produtos e serviços alavanca diversas oportunidades de novos negócios, uma vez que o potencial de uma base centralizada de dados mestre pode apoiar diversas iniciativas de negócio: experiência do cliente, CRM, Marketing, comunicação, etc.

 

Estes dados estão armazenados em silos de dados. Seus vícios cadastrais e qualidade dos seus dados são na maioria das vezes totalmente desconhecidos, até mesmo pelos responsáveis por cada um destes sistemas. A inexistência de correlação entre estes registros limita a visão holística.

Como forma de endereçar os problemas causados por esta lacuna sistêmica, as empresas buscam na implementação de um projeto de MDM a melhor alternativa para complementar sua arquitetura com uma solução especializada na gestão deste tipo de informação. Este tipo de plataforma realiza todo o ciclo de captura, qualificação e consolidação destas informações em um único local. Os dados gravados nesta base de dados passam por uma série de críticas e validações que permitem que apenas os dados com qualidade suficiente para suportar os processos decisórios da empresa são carimbados para que sua publicação aos demais sistemas corporativos seja autorizada.

Os dados que não atendem estes critérios mínimos são represados e alertas são gerados para que uma equipe especializada na curadoria dos mesmos possa avaliar e sanar os problemas encontrados.

Solução e Proposição de Valor MD2

A solução proposta pela MD2 envolve a implantação de uma arquitetura corporativa de integração e tratamento de dados

Algumas das principais características da solução:

 

Automatiza todo o processo de coleta de dados dos sistemas que geram e atualizam os cadastros , garantindo que sejam capturadas todas as alterações de cadastros feitas em toda a operação da empresa;

 

Automatiza o processo de tratamento e enriquecimento dos cadastros gerados considerando regras robustas de saneamento de dados e uso de bases externas de enriquecimento: DNE dos Correios, por exemplo;

 

Cria uma base corporativa mais abrangente utilizando a metodologia de MDM (HUB MDM) que fará os controles de coleta e tratamento, criando as visões e scores de qualificação dos cadastros, permitindo maior governança dos dados;

 

Propicia mecanismos sofisticados de resolução de identidade, tratando cadastros duplicados, controlando a vigência de atualizações e políticas/regras flexíveis de unificações;


Automatiza o processo de atualização e retroalimentação dos dados nos Sistemas Legados, criando confiabilidade nos dados para os diversos propósitos da operação;


 

Diferenciais da solução MD2

pesquisa-de-talentos.png
scrum.png
agil.png

Metodologia

Implementações robustas de projetos de visão única de pessoas com fases e entregas organizadas em ondas de implantação;

Prevê as fases e atividades essenciais para um projeto bem-sucedido de reengenharia de dados já implementada com sucesso em grandes implementações;

100% aderente ao modelo de governança de dados proposto pelo instituto DAMA.

Arquitetura de Solução

Solução baseada na Plataforma IBM Information Server;
Aderente aos padrões de arquitetura informacional nos padrões do mercado mundial;
Prevê uso intenso de processos de ETL e APIs para compartilhamento de dados e assim causando menor impacto nos sistemas existentes.

 

Aceleradores

Modelo de dados robusto e consistente para estabelecimento da visão única de clientes;
Amplo e efetivo banco de regras de qualidade para tratamento de dados de “Pessoas” considerando: descoberta, análise, tratamento, enriquecimento, matching (correlacionamento) e unificação;
Aplicação de gestão de dados de clientes, com padrões, regras, workflow e curadoria de dados;
Painel analítico para indicadores de gestão, rastreabilidade e auditoria do repositório (hub);
Exposição de serviços de data quality para consumo e exposição de dados unificados e enriquecidos.

GOSTOU DESSA SOLUÇÃO?

O Time de Especialistas da MD2 está pronto para ajudar você na escolha das mais adequadas e melhores ferramentas para que a sua empresa se destaque no mercado.