A melhor forma de controlar dados e acelerar os insights de negócio - MD2 Master Data Management

Por MD2 Consultoria

Colaboração: Filipi Ribeiro - Consultor Especialista MD2

Imagine entrar em uma biblioteca em busca de um livro. Não há caixa, nem bibliotecário, nem sistema no local e nenhuma outra informação sobre como você poderá buscar o livro desejado. Frustrado, você começa a pensar como será possível encontrar o que você procura em uma imensidão de outros livros. O tempo perdido, com certeza, será extremamente alto. Infelizmente, este quadro acontece com muita frequência em organizações que ainda não amadureceram os processos de gerenciamento de dados mestres (MDM).

No mundo moderno, a informação é um dos bens mais preciosos. Informações bem estruturadas, consolidadas, integradas e, se bem analisadas, ajudam no desenvolvimento de insights para todos os setores da organização. Se a sua empresa ainda não observa com detalhes todas as informações de clientes, prospects, colaboradores, parceiros, fornecedores, produtos e como elas circulam e são armazenadas, está na hora de se atentar para essa questão e trabalhar para alavancar o seu negócio.

O MD2 Master Data Management possibilita a visualização e análise de diversas informações da sua empresa em um único ambiente. Os dados registrados no repositório central do sistema MDM passam por uma série de críticas e validações que permitem que apenas as informações com qualidade suficiente para suportar os processos decisórios da empresa serão “carimbados” para que sua publicação aos demais sistemas corporativos seja autorizada.

Como o MD2 MDM funciona

Antes de detalharmos, é importante ter em mente que: Master Data ou Dados Mestre são as informações sensíveis, compartilhadas em vários processos de negócio, que promovem o contexto para as transações e as operações do dia a dia da empresa, normalmente informações de pessoas (clientes, fornecedores, prospects, funcionários, colaboradores), produtos e serviços.

O MD2 MDM funciona como um repositório central de informações que reúne dados de clientes, produtos, fornecedores e que pode receber esses dados de diversas origens. Com um conjunto de etapas, o MDM seleciona o melhor registro (Golden Record), que então poderá ser usado em processos de negócios com maior segurança e confiabilidade, sem perder a trilha de auditoria dos registros originais (que podem ser, a qualquer tempo, referenciados).

O MD2 MDM fará os controles de coleta e tratamento, criando as visões e scores de qualificação dos cadastros, permitindo maior governança dos dados; aplicação de gestão de dados de clientes, com padrões, regras, workflow e curadoria de dados e painel analítico para indicadores de gestão, rastreabilidade e auditoria do repositório (hub).

MD2 MDM e a LGPD

Utilizando o MDM como repositório centralizado de registro de pessoas, é possível centralizar a gestão dos enquadramentos legais por finalidade x base legal e prazo de validade. Assim, os sistemas que receberem os dados serão atualizados com os enquadramentos legais dos registros, como por exemplo, consentimentos fornecidos ou revogados pelo titular, além de dar suporte para atendimento a todos os novos direitos dos titulares reconhecidos pela LGPD.

A Lei Geral de Proteção de Dados, de certa forma, orienta um meio para dar celeridade aos direitos do titular. Para trabalhar essa orientação, é fundamental contar com uma solução com uma visão central corporativa para poder responder de forma adequada aos titulares.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com nosso time comercial!