DATA FABRIC, MD2 MASTER DATA MANAGEMENT & IBM CLOUD PAK FOR DATA

mdm_cloud.png

Buscar, Identificar, compreender, padronizar, validar, melhorar a qualidade, unificar, organizar por dominios e dispor os dados corporativos de modo que possam ser consumidos pelos processos de negócios e pessoas para propósitos estratégicos, táticos e operacionais dos nossos clientes. Propósitos como conhecer melhor os dados sobre as pessoas e produtos, as relações com as ofertas comerciais, oportunidades de desenvolvimento do cliente, retenção, atendimento e atender regulamentações de privacidade de dados.

ibm.png

O MD2 MDM sempre se apoiou em tecnologia IBM utilizando os componentes IBM INFOSPHERE de integração e governança de dados e se beneficia das vantagens oferecidas nos aspectos performance, ampla capacidade de conexão em bases de dados heterogeneos e algoritimos sofisticados para tratamento de dados. Avançamos de forma relevante para aumentar nossa capacidade em todos esses aspectos, reduzindo a complexidade e melhorando ainda mais o desempenho de processamento de grandes volumes de dados em uma camada lógica unificada e nossas capacidades de correlacionamento de dados de clientes, prospects, colaboradores, produtos. Assim a visão 360 graus dos clientes e suas relações com a empresa podem ser melhor entendidas, exploradas e com os aspectos regulatórios endereçados e novos componentes de análises  podem ser incorporadas.

Não é novidade a busca incessante das organizações por dados de qualidade e contextualizados em seus cenários de negócios. Governança de dados é um tema relevante, exige metodologia, dedicação, paciencia e persistência, dado a dinâmica das atividades empresariais e também do uso de ativos de dados em formatos distintos e volumosos. Também não é novidade a pressão no campo dos negócios e a necessidade de utilizar dados como diferencial competitivo e nos últimos anos as pressões regulatórias no campo da privacidade dos dados intensifica a urgência e relevancia dessas tratativas. Além de atrair, realizar negócios,  desenvolver e reter os clientes, as empresas precisam atender as leis de privacidade de dados. Novas tecnologias e conceitos são inevitáveis para suportar o mundo dos negócios e os novos rumos da sociedade.

No entanto entender e aplicar novos conceitos e tecnologias não significa descartar os investimentos já realizados. Coletar, Entender, Catalogar, Unificar, Melhorar e distribuir dados de qualidade de forma eficaz para os negócios é e continua sendo crucial, e dentro dos propósitos do conceito data fabric e MDM.

Adicionalmente aos imperativos de negócio, as novas tecnologias e novas arquiteturas utilizadas trazem um novo contexto para a governança de dados. As empresas estão escalando cada vez mais a sua jornada de transformação digital e é muito comum uma organização ter em seu ecosistema sistemas legados, aplicações externas contratadas como serviço, aplicacoes proprias em cloud, data Lakes, dentre outros repositórios de dados para atender a dinâmica do negócio.  

O que muda para a MD2, nossas ofertas e para nossos clientes neste contexto?

O conceito de Data Fabric permea as capacidades de gerenciamento de dados de forma flexivel para permitir integração de dados em múltiplos estilos e em múltiplas plataformas com desempenho superior, tempo reduzido  e maior entrega de dados de qualidade. Uma arquitetura e conjunto de serviços de dados que pode então oferecer capacidades consistentes para integrar diversas fontes de dados e ambientes de nuvem ou on-premisses, simplificando e acelerando o uso de dados para estratégias de transformação de digital e desenvolvimento dos negócios. Os componentes principais desse novo conceito ou arquitetura de dados proposta possui overlaps relevantes com projetos de governança de dados, novos componentes e ideias são inseridos, as dimensoes citadas : Dynamic data Ingestion, Discovery, Access, Processing, Orchestration incluem MDM.

Com o conceito de Data Fabric e tecnologia IBM aplicados em nossa solução de MDM, suportado pela plataforma IBM CLOUD PAK FOR DATA®, solução baseada em Red Hat® OpenShift®, conseguimos elevar os benefícios da solução em uma escala muito superior. O IBM CLOUD PAK FOR DATA®  permite a execução dos componentes de gestão e exploracao de dados em qualquer nuvem ou aplicacoes on premisses,  realizar as atividades de discovery e catalogação de dados, gerenciamento da qualidade, linhagem de dados e exploração para usos diversos com componentes poderosos de Inteligência aumentada (AI) que são aplicadas de forma ágil e simplificada.

A solução MDM MD2 suportada pela plataforma IBM Cloud Pak for Data ganha capacidades relevantes para a entrega de dados qualificados nos novos patamares de eficácia exigidos no mundo dos negócios e suas diversidades tecnológicas.

qm_cloud.gif