A governança de dados na adequação à LGPD - IBM Information Governance Catalog

Por Max Rabello - Especialista Master Data Integration

Questões complexas normalmente são divididas em partes para criar um cenário de melhor entendimento, de planejamento e execução de ações. Quando o assunto é LGPD, podemos dividir um programa de adequação em 2 grandes camadas: a camada de processos e a camada de dados. As camadas de processos de negócio definem como as organizações executam suas rotinas, quais os tipos de tratamento de dados pessoais contemplam e quais bases legais legitimam estas operações. Além dos processos de negócio existentes é mandatório definir e implantar novos processos, que definam a operacionalização e gestão do programa de adequação ou como a empresa responderá a requisições dos titulares, por exemplo.

A camada de dados normalmente é composta por diversos sistemas de informação que armazenam informações em formatos estruturados e não estruturados, formando um acervo de dados complexo que precisa ser muito bem gerenciado para evitar risco de exposição a eventuais violações dessa regulamentação.

 

Um programa de governança de dados provê um processo de gerenciamento contínuo, adotando uma metodologia orientada ao inventário completo.  Para suportar esse programa e prover automação adotamos plataformas de Governança de dados que registram todos os elementos de dados existentes, reunindo um grande catálogo de informações que engloba todo o acervo de dados corporativos. As políticas de controle de informações e as regras de classificação entram em cena, dando a cada um destes ativos de dados o correto contexto de negócio.

 

Com essa abordagem, a plataforma IBM Information Governance Catalog (IGC) permite que os usuários explorem, analisem e entendam as informações. A utilização de um vocabulário único permite que as áreas de negócio entendam os ativos de dados envolvidos em cada processo de negócio e estabeleçam, de forma sistêmica, um mecanismo de mensuração da qualidade destas informações. Com o conhecimento das estruturas e qualidade de dados (metadados) registrados, o IGC cria de forma automática a linhagem de dados, provendo uma forma simples a visualização do ciclo de vida dos dados e dos componentes envolvidos na arquitetura informacional como um todo.

 

Essa solução permite a interação colaborativa entre os usuários, fomentando o aspecto evolutivo e incentivando a contribuição e uso de todos os envolvidos no aprimoramento deste glossário. O monitoramento das regras de dados e das políticas de controle de informações geram métricas que permitem que a equipe de governança gerencie o ambiente de dados com base em indicadores e eventualmente refinem suas políticas e promovendo um maior envolvimento dos responsáveis pela gestão efetiva dos dados.

 

Adicionalmente, o IGC ajuda as empresas no entendimento completo dos dados disponíveis e no acompanhamento das mudanças promovidas nestas estruturas de dados, mantendo sempre uma visão atualizada e precisa dos ativos de informação que possui. Além disso, o IGC aproxima as áreas de negócio e as equipes técnicas promovendo um ambiente de visão comum, dando celeridade e segurança às iniciativas corporativas e às respostas requeridas pela organização. De forma simples e intuitiva, essa solução atende a diversos perfis de usuário, promovendo maior integração entre pessoas e tecnologias enquanto ajuda na entrega de informação confiável e de alta qualidade.

 

Concluindo, a conformidade com a LGPD demanda o controle completo dos ativos de dados existentes e seu contexto de negócio. O programa de governança de dados é um ponto chave para o sucesso do programa de adequação das empresas nessa regulamentação. O uso do IBM Information Governance Catalog acelera o processo de descoberta de dados e de construção deste glossário, estabelecendo um mecanismo de gestão eficiente que dará maior confiança aos usuários, dando suporte a decisões de projeto para otimizar o controle do armazenamento e uso dos dados para suportar o Programa de Adequação à LGPD.

 

Conheça mais detalhes do IBM Information Governance Catalog em: https://www.ibm.com/products/information-governance-catalog