Governança de dados: a mina de ouro para sua empresa

Por MD2 Consultoria

O termo “governança de dados” tem se tornado cada vez mais comum no meio empresarial, mas, em algumas situações, pouco se entende sobre a real importância atrelado a esse conceito. Para ser mais claros, vamos alinhar: governança de dados nada mais é do que a forma de gerir processos, clientes, políticas, diretrizes e tecnologias empregadas dentro da sua empresa, de modo a gerar informações valiosas para o seu negócio. Também pode-se entender governança de dados como o gerenciamento de ativos de dados, uma forma de gerenciar e verificar a usabilidade dos dados que circulam na empresa.

Informações, se bem consolidadas e avaliadas, podem ser uma grande mina de ouro para a gestão das organizações, desde as menores até as grandes empresas, isso porque a análise de informações pode entregar os pontos de necessária melhoria e os pontos de risco na sua empresa, por exemplo. Essa análise pode contribuir ainda para a identificação assertiva de clientes e possíveis indicações de up-sell ou cross-sell, o que se reflete em melhores vendas e, é claro, lucro. Sem contar com a importância do controle de dados dentro das diretrizes da LGPD.

A falta, ou inexistência de uma boa e estratégica governança de dados pode gerar um histórico de dados (informações) ruins, enfraquecendo a tomada de decisão e dificultando a execução de planejamentos internos dentro da empresa. Isso se reflete em informações duplicadas, com erros de digitação, campos ausentes ou incompletos, impactando todos os setores da empresa, afinal, como entender e validar dados que não são precisos? Essa questão se torna ainda mais prejudicial quando envolve a perda de tempo de funcionários que, por uma falta de governança de dados, acaba entrando em contato com o mesmo cliente duas vezes, mandando um e-mail com o nome errado, ou pior: dados de clientes e funcionários são vazados por algum erro no gerenciamento.

Um projeto adequado de governança de dados é a ferramenta necessária para você recolher todo o ouro da sua empresa. Essa é a oportunidade de definir os processos fundamentais para que todos os funcionários (e todas as filiais) tenham em mãos as informações mais precisas. Controlar o que está acontecendo na sua base de dados é um item fundamental para a manutenção da saúde (física, moral e financeira) da sua empresa e para estar diligente com a LGPD.

Se sua empresa precisa organizar a base de dados e de uma governança efetiva, eficiente e ágil, entre em contato com nossa equipe e agende uma reunião.