IBM QRADAR - SECURITY INFORMATION AND EVENT MANAGEMENT (SIEM)

A função principal do IBM® Qradar® SIEM (Security Information and Event Management ou Segurança da Informação e Gerenciamento de Eventos) é gerenciar a segurança da rede monitorando fluxos de dados e eventos, permitindo a aplicação (enforcement) de políticas de segurança definidas para  situações de trânsito de pacotes de dados e ações no ambiente computacional das empresas, incluindo comportamento de usuários internos. Assim, o IBM QRADAR permite a  detecção, análise e ação quando eventos potencialmente maliciosos ou incomuns acontecerem dentro da estrutura computacional da organização.

IBM Qradar provê inteligência nos processos de monitoramento. Isso é essencial porque o volume de atividades de usuários, fluxos de rede e ações cotidiana dos usuários é relevante. Poderiamos dizer que seria humanamente impossível analisar tal volume de eventos dentro de um prazo razoável para ação de combate a violações de políticas ou ataques cibernéticos.  Pensando nisso, o IBM Qradar possui algoritimos maduros, robustez e performance para execução dessa tarefa.

O IBM QRadar oferece suporte aos quatro pilares essenciais de um sistema de proteção informacional digital e ajuda as empresas a lidarem com os desafios de segurança mais relevantes. Os pilares são : visibilidade, detecção, automatização de investigações e resposta integrada.
 

IBM QRadar: Oferece visibilidade total de todo o ambiente,  coletando dados de endpoints, dispositivos de rede, ambientes de nuvem e até mesmo outras fontes de dados. Em seguida, aplica análises sofisticadas para priorizar as ameaças mais críticas.  Processos de inteligência analítica são opções interessantes para que se possa identificar e analisar os incidentes com mais velocidade, além de  fornecer recursos de pesquisa aprofundada para que as ameaças possam ser realmente detectadas de forma proativa e respondidas à altura, diretamente por meio da integração com o IBM Security Resilient ou outros componentes existentes na organização.


IBM QRADAR E MD2 QUALITY MANAGER

Em tempos de leis de privacidade de dados, a empresa precisa também notificar o grupo de conformidade em caso de possibilidades de ameaças contra a privavidade dos dados das pessoas envolvidas com a organização.

Recursos como relatórios, gráficos e painéis de análise são realmente ótimos, mas o objetivo final é fornecer as ferramentas e métodos que a empresa precisa para enfrentar com rapidez e precisão os desafios mais importantes e constantes em relaçao a ataques ciberneticos e comportamento inadequado de usuários, (seja em torno de ameaças avançadas, ameaças internas, ou riscos no ambiente nuvem). A combinação de IBM QRADAR e MD2 QUALITY MANAGER é perfeita para propicar ao grupo de conformidade à LGPD todas as informações relevantes ao tema para que as tratativas inerentes possam ser executadas. Qualquer incidente relativo a segurança da informação que envolva dados pessoais, com os quais a empresa possui relacionamento comercial, seja um cliente, um prospect ou um colaborador como exemplos, com ou sem danos diretos a esses titulares ou a empresa, os incidentes devem ser registrados e explicados. Assim, o grupo de conformidade irá decidir como reportar os fatos e suas tratativas para a alta direção da empresa, jurídico, áreas de negócio, à ANPD (como prevê a lei) e ao próprio titular.

O Componente user Behavior Analytics do Qradar

O IBM QRadar® User Behavior Analytics (UBA) analisa a atividade do usuário para detectar atividade maliciosa interna e determinar se as credenciais de um usuário foram comprometidas. Os analistas de segurança podem facilmente identificar usuários com comportamento inadequado às políticas estabelecidas, ou com atividades maliciosas suspeitas,  e fazer um desdobramento do log e dos dados de fluxo adicionais e interligados que contribuíram para a pontuação de risco de um usuário. Como um componente integrado do QRadar Security Intelligence Platform, o UBA utiliza regras de comportamento e modelos de machine learning (ML) prontos para uso para incluir o contexto do usuário nos dados de rede, log, vulnerabilidade e ameaça a fim de detectar ataques com mais rapidez e precisão.

UBA

Detectando e investigando ameaças internas com IBM Qradar User Behavior Analytics.

A proteção contra ameaças internas continua a ser um tema de alta prioridade para os departamentos de segurança da informação das empresas. A oferta da IBM para este item específico é o IBM Qradar UBA, que analisa as atividades dos usuários nas aplicações e bases de dados, nos endpoints  e na rede corporativa, seja em nuvem ou on-premisses. O IBM UBA verifica os logs de eventos e os fluxos parta entender o modelo de atividades normal dos usuários e assim estar hábil a detectar anormalidades.

0-52 segundos

52 : como mostrado no painel, o ansalista de segurança pode ter uma visão ampla do ambiente monitorado e apto  rapidamente realizar análises mais específicas a partir de alguma situação anormal de um ou mais usuários.

As análises são apoiadas como score de riscos de usuários ou usuários com mais recentes atividades de risco. Ou ainda criando múltiplas listas de monitoramento.

GOSTOU DESSE SOFTWARE?

O Time de Especialistas da MD2 está pronto para ajudar você na escolha das mais adequadas e melhores ferramentas para que a sua empresa se destaque no mercado.