top of page

A proposta IBM para produtização de dados.

Por Marcio Guerra - 11 de julho de 2024




IBM Data Product Hub se destaca por seu robusto framework que promove uma colaboração contínua entre produtores de dados de negócios, técnicos e consumidores durante todo o ciclo de vida do produto de dados. Incrivel capacidade de acomodar integralmente a jornada de entrega end-to-end. 



O processo inicia com a captura de requisitos de negócios, fundamental onde os objetivos empresariais são convertidos em necessidades de dados.



A operacionalização de produtos de dados através de contratos de dados claramente definidos, que especificam seu valor empresarial e também delineiam os mecanismos de entrega. Essas etapas asseguram que, ao estarem prontos para o consumo, os produtos de dados estejam alinhados com os objetivos de negócios e preparados para entrega autosserviço.



No aspecto técnico, a proposta de Data Fabric da IBM tem um papel crucial, orquestrando de forma eficaz a produção de dados, facilitando a descoberta, ingestão, integração e governança de dados de ambientes distribuídos, assegurando que os ativos de dados sejam confiáveis, seguros e prontos para serem transformados em produtos. 



O IBM Data Product Hub possibilita que as empresas tirem proveito eficaz de seus ativos e criem produtos de dados, integrando-se de facilmente com o Data Fabric da IBM ou qualquer outra arquitetura e propostas de soluções existentes.



Gerenciar dados como produtos oferece vantagens distintas para organizações que buscam aumentar a eficácia na utilização dos dados. Um produto de dados é uma coleção gerenciada e governada de dados e ativos relacionados a dados que são organizadamente organizados com um propósito e valor claros, como se fossem mercadorias em um mercado INTERNO DA EMPRESA. Esses produtos de dados também têm uma vida útil planejada e são projetados para fácil utilização.



As abordagens imaturas para adquirir os dados certos não são eficientes. Sempre que as áreas de negócio tem uma nova necessidade, um novo projeto de dados é iniciado e o ciclo identificar, coletar, limpar, preparar, deduplicar e documentar se repete causando maiores custos operacionais e tempos de espera longos para concluir projetos.



Outro ponto especial do IBM Data Product Hub é o suporte para personalização por parte dos consumidores de dados que permite que após o desenvolvimento de um produto de dados, os consumidores possam fazer ajustes finais para assegurar que se adapte perfeitamente ao seu caso de uso, maximizando assim o valor obtido.



A plataforma é projetada para fomentar uma colaboração transfuncional efetiva entre atores de negócios, provedores e consumidores de dados, essencial para a criação e entrega eficazes de produtos de alta qualidade. 



Esta colaboração transfuncional envolve a interação entre diferentes grupos funcionais, maximizando a eficiência na criação e utilização de produtos de dados, garantindo que atendam às necessidades técnicas e objetivos estratégicos.

11 visualizações

Comentários


bottom of page